Finalidade
Com esta semana da ciência pretende-se promover nos alunos o papel de produtores e construtores de ideias e conhecimento, em vez de simples receptores de informação.
Fazer com que os alunos utilizem como fontes de conhecimento, actividades manipulativas, para o encontro entre ele e um determinado fenómeno que vai tentar compreender e com o qual vai interactuar.
A descoberta é feita através das suas próprias acções, colocando-se no papel de investigador, chegando, assim, à formação de conceitos, ampliando os seus conhecimentos e desenvolvendo o gosto de ir mais além.
Objectivos
- Estimular o entusiasmo e interesse pela ciência de modo a que se sintam confiantes e competentes para se envolverem com matérias científicas e técnicas.
- Ajudar os jovens a adquirir uma compreensão vasta e geral das ideias importantes e das bases explicativas das ciências e dos procedimentos do inquérito científico.
- Possibilitar a articulação entre ciclos (3º ciclo), desenvolvendo a cooperação dos diversos interlocutores com competências diversificadas
- Criar condições para que as actividades experimentais que fazem parte do currículo possam ser realizadas
- Potenciar os recursos e estruturas já existentes.
Objectivos Especificos:
- Participar em experiências simples
- Realizar experiências que representem fenómenos de: evaporação, condensação, solidificação e precipitação;
- Reconhecer através da experiência, a existência de oxigénio no ar;
- Construir materiais exploráveis por toda a comunidade educativa;
- Aprender a manipular o microscópio;
- Identificar as características da imagem no microscópio e para que serve a sua utilização.
- Os objectos: materiais e suas propriedades
- Reconhecer a utilidade de alguns objectos
- Cuidados a ter na utilização de alguns objectos
- Conhecer: tipos de solo, tipos de rochas
- Identificar órgãos do aparelho humano
Temas a trabalhar
Ciências da Terra.
Cantinho dos minérios
- Alguns minerais
Cantinho das rochas
Magmáticas
Sedimentares
Antropomórficas
Identificação de algumas rochas
Propriedades das rochas e sua utilização
Cantinho dos solos- ver permeáveis e não permeáveis
Solos arenosos
Solos argilosos
Cantinho dos fosseis
Fósseis - de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas, sedimentos ou âmbar.
Ciências da vida
Cantinho da Anatomia Humana
Ossos
Órgãos do corpo humano
Cantinho dos sabores
Descoberta de alguns sabores pelos sentidos
Cantinho da Biologia Celular
Observação ao microscópio de células animais e vegetais
Laboratório das Experiências
Experiências com luz
Corpos transparentes, opacos e translúcidos
Reflexão da luz
Refracção da luz
Experiencias com água
A dissolução
Materiais que flutuam e não flutuam na água
Matéria e estados da matéria
Fusão e solidificação
Ebulição, evaporação e volatilização
Dilatação dos gases
Os gases dilatam-se por aquecimento
Magnetismo
Que objectos o íman atraí
As forças exercidas pelos imans
Experiências com o ar
Será que o mar se comprime?
Tem peso
Será que o ar é uma substancia simples?
Comprovar a existência do oxigénio
Outras experiencias serão realizadas por calendarização, com horário próprio para as executar.
Algumas das experiências serão retiradas dos sites :
http://www.sitiodosmiudos.pt/laboratorio/
Estrutura da Exposição
A exposição será estruturada de forma a facilitar a compreensão e a assimilação do conhecimento.
Os objectos a observar serão distribuídos pela área da sala em temas específicos, de preferência junto à parede para os visitantes poderem circular mais à vontade.
Todos os temas serão devidamente identificados com breve nota introdutória de forma que os visitantes possam ampliar os seus conhecimentos e despertar o interesse por saber mais. Haverá em todos os temas um coordenador, um aluno do 4º ano, que terá formação para o efeito e explicará o que estão a observar.
O cantinho das experiencias será o único a necessitar de uma maior atenção, por esse motivo haverá um calendário para a realização das actividades.
As experiências com maior grau de dificuldade, serão os alunos do 3º ciclo a executá-las para os alunos do 1º ciclo, nomeadamente para os alunos do 3º e 4º anos.
Contudo os professores que o desejarem poderão ir com os seus alunos experimentar e observar os outros temas expostos na sala.
Será utilizada a sala da biblioteca escolar, para o uso do quadro interactivo e dos computadores existentes, onde serão apresentados alguns vídeos relacionados com o tema e haverá uma secção de jogos onde os alunos serão desafiados a responder a perguntas que envolvam as actividades que entretanto realizaram.
Todos os temas serão trabalhos na sala de aula antes e depois da visita de acordo com o nível etário dos alunos.
Será distribuído um guião de trabalho.
Língua portuguesa
Relatório da experiência com:
Lista do material
Reagentes
Resultados/Observações
Conclusões
Teste rápido sobre a experiência
Matemática
Medidas de capacidade e de massa
Contagens
Leitura e escrita de números
O tempo
Estudo do Meio
Os objectos: materiais e suas propriedades
Experiências com alguns materiais
Manusear objectos em situações concretas
Reconhecer a utilidade de alguns objectos
Cuidados a ter na utilização de alguns objectos
Conhecer: tipos de solo, tipos de rochas
Identificar órgãos do aparelho humano
Observação de células vegetais e animais
Expressão Plástica
Desenho de algumas actividades
NTIC
Jogos didácticos
Material Necessário
Laboratório
· 3- balões de fundo redondo
· 6- pipetas
· 4- provetas
· 6 –tubos de ensaio
· 2- suportes de tubo de ensaio
· 4- pinças e tenazes
· 2- espátulas
· 2- seringas
· 1-tripé
· 3- lamparinas
· 2-molas para tubos de ensaio
Reagentes
· 8 Garrafas de vinagre
· 1 Kg borato de sódio
· 1kg bicarbonato de sódio
· Corantes alimentares de 4 cores
· 6 boiões cola líquida transparente
· 1kg Sal
· Um pouco de Mel
· 1 litro Álcool etílico
· Meio litro Óleo alimentar
· Um pouco de detergente da loiça__________________________
Para o cantinho das ciências da Terra
· Os minerais existentes
· As rochas existentes
· Os fosseis existentes
· 1kg de argila
· 1k de areia
· 1kg de terra
· 3 Garrafas de plástico
Para o Cantinho das Ciências da vida
· O corpo humano a 3 D
· O esqueleto
· 4 Microscópios
· _____________________
· _____________________
Cantinho dos sabores
Descoberta de alguns sabores
· Especiarias (canela, pimenta, cominhos, …)
· Limão
· Sal
· Açúcar
Experiências com luz
Corpos transparentes, opacos e translúcidos
· Um foco
· Uma tábua de madeira pequena
· Folha de acetato
· Folha de papel vegetal
Reflexão da luz
· Espelho
· Lanterna
· Um suporte para manter o espelho na vertical
· Pente grande
Refracção da luz
· Copo com água
· Palhinha ou colher
Experiencias com água
A dissolução
· Sal
· Açúcar
· Areia
· Farinha
Materiais que flutuam e não flutuam na água
· Colher
· Rolhas
· Plástico
Matéria e estados da matéria
Fusão e solidificação
Verificar que pela acção do calor os corpos no estado sólido podem mudar para o estado líquido
· Pedaços de parafina ou vela de cera
· Solda de estanho
· Colher de cabo de madeira
· Pequeno recipiente metálico
· Lamparina de álcool
Ebulição, evaporação e volatilização
· Tripé
· Lamparina de álcool
· Recipiente largo e fundo em pirex
Dilatação dos gases
Os gases dilatam-se por aquecimento
· Recipiente de pirex de boca estreita(preferência um balão de erlenmayer)
· Tripé
· Lamparina de álcool
· Balão de plástico
Magnetismo
Que objectos o íman atraí
· Íman
· Vários objectos
As forças exercidas pelos imans
· Suporte de madeira
· Clip preso na extremidade de uma linha que por sua vez está ligado ao suporte na outra extremidade
· Íman
Experiências com o ar
Será que o mar se comprime?
· Seringa
Tem peso?
· Balança (pode ser feita com um cabide)
· 2 balões de plástico
Será que o ar é uma substancia simples?
Comprovar a existência do oxigénio
· Tina de vidro pouco profunda ou prato
· Um tubo de vidro de boca larga ou frasco cilíndrico de vidro
· Uma vela de cera e fósforos
Horários
A exposição terá inicio dia 9 de Junho e estará aberta até dia 13 de Junho.
Haverá um calendário para visitas guiadas com a realização de experiências.
A exposição estará aberta à comunidade das 17.30 às 18h.
Avaliação
Será preenchido um pequeno relatório por turma e um inquérito aos Encarregados de Educação.
Sem comentários:
Enviar um comentário