segunda-feira, 2 de junho de 2008

Planificação

Semana da Ciência

Finalidade

Com esta semana da ciência pretende-se promover nos alunos o papel de produtores e construtores de ideias e conhecimento, em vez de simples receptores de informação.
Fazer com que os alunos utilizem como fontes de conhecimento, actividades manipulativas, para o encontro entre ele e um determinado fenómeno que vai tentar compreender e com o qual vai interactuar.
A descoberta é feita através das suas próprias acções, colocando-se no papel de investigador, chegando, assim, à formação de conceitos, ampliando os seus conhecimentos e desenvolvendo o gosto de ir mais além.



Objectivos

- Estimular o entusiasmo e interesse pela ciência de modo a que se sintam confiantes e competentes para se envolverem com matérias científicas e técnicas.

- Ajudar os jovens a adquirir uma compreensão vasta e geral das ideias importantes e das bases explicativas das ciências e dos procedimentos do inquérito científico.


- Possibilitar a articulação entre ciclos (3º ciclo), desenvolvendo a cooperação dos diversos interlocutores com competências diversificadas

- Criar condições para que as actividades experimentais que fazem parte do currículo possam ser realizadas

- Potenciar os recursos e estruturas já existentes.

Objectivos Especificos:


- Participar em experiências simples
- Realizar experiências que representem fenómenos de: evaporação, condensação, solidificação e precipitação;
- Reconhecer através da experiência, a existência de oxigénio no ar;
- Construir materiais exploráveis por toda a comunidade educativa;
- Aprender a manipular o microscópio;
- Identificar as características da imagem no microscópio e para que serve a sua utilização.
- Os objectos: materiais e suas propriedades
- Reconhecer a utilidade de alguns objectos
- Cuidados a ter na utilização de alguns objectos
- Conhecer: tipos de solo, tipos de rochas
- Identificar órgãos do aparelho humano


Temas a trabalhar

Ciências da Terra.

Cantinho dos minérios

- Alguns minerais

Cantinho das rochas

Magmáticas
Sedimentares
Antropomórficas
Identificação de algumas rochas
Propriedades das rochas e sua utilização


Cantinho dos solos- ver permeáveis e não permeáveis

Solos arenosos
Solos argilosos

Cantinho dos fosseis

Fósseis - de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas, sedimentos ou âmbar.

Ciências da vida
Cantinho da Anatomia Humana


Ossos
Órgãos do corpo humano

Cantinho dos sabores

Descoberta de alguns sabores pelos sentidos

Cantinho da Biologia Celular

Observação ao microscópio de células animais e vegetais



Laboratório das Experiências

Experiências com luz

Corpos transparentes, opacos e translúcidos
Reflexão da luz
Refracção da luz

Experiencias com água

A dissolução
Materiais que flutuam e não flutuam na água


Matéria e estados da matéria

Fusão e solidificação
Ebulição, evaporação e volatilização
Dilatação dos gases
Os gases dilatam-se por aquecimento


Magnetismo


Que objectos o íman atraí
As forças exercidas pelos imans

Experiências com o ar

Será que o mar se comprime?
Tem peso
Será que o ar é uma substancia simples?
Comprovar a existência do oxigénio

Outras experiencias serão realizadas por calendarização, com horário próprio para as executar.
Algumas das experiências serão retiradas dos sites :
http://www.sitiodosmiudos.pt/laboratorio/

Estrutura da Exposição


A exposição será estruturada de forma a facilitar a compreensão e a assimilação do conhecimento.
Os objectos a observar serão distribuídos pela área da sala em temas específicos, de preferência junto à parede para os visitantes poderem circular mais à vontade.
Todos os temas serão devidamente identificados com breve nota introdutória de forma que os visitantes possam ampliar os seus conhecimentos e despertar o interesse por saber mais. Haverá em todos os temas um coordenador, um aluno do 4º ano, que terá formação para o efeito e explicará o que estão a observar.
O cantinho das experiencias será o único a necessitar de uma maior atenção, por esse motivo haverá um calendário para a realização das actividades.
As experiências com maior grau de dificuldade, serão os alunos do 3º ciclo a executá-las para os alunos do 1º ciclo, nomeadamente para os alunos do 3º e 4º anos.
Contudo os professores que o desejarem poderão ir com os seus alunos experimentar e observar os outros temas expostos na sala.
Será utilizada a sala da biblioteca escolar, para o uso do quadro interactivo e dos computadores existentes, onde serão apresentados alguns vídeos relacionados com o tema e haverá uma secção de jogos onde os alunos serão desafiados a responder a perguntas que envolvam as actividades que entretanto realizaram.
Áreas a trabalharem por turma

Todos os temas serão trabalhos na sala de aula antes e depois da visita de acordo com o nível etário dos alunos.

Será distribuído um guião de trabalho.

Língua portuguesa

Relatório da experiência com:

Lista do material
Reagentes
Resultados/Observações
Conclusões

Teste rápido sobre a experiência

Matemática

Medidas de capacidade e de massa
Contagens
Leitura e escrita de números
O tempo

Estudo do Meio

Os objectos: materiais e suas propriedades
Experiências com alguns materiais
Manusear objectos em situações concretas
Reconhecer a utilidade de alguns objectos
Cuidados a ter na utilização de alguns objectos
Conhecer: tipos de solo, tipos de rochas
Identificar órgãos do aparelho humano
Observação de células vegetais e animais

Expressão Plástica

Desenho de algumas actividades

NTIC

Jogos didácticos


Material Necessário

Laboratório

· 3- balões de fundo redondo
· 6- pipetas
· 4- provetas
· 6 –tubos de ensaio
· 2- suportes de tubo de ensaio
· 4- pinças e tenazes
· 2- espátulas
· 2- seringas
· 1-tripé
· 3- lamparinas
· 2-molas para tubos de ensaio

Reagentes

· 8 Garrafas de vinagre
· 1 Kg borato de sódio
· 1kg bicarbonato de sódio
· Corantes alimentares de 4 cores
· 6 boiões cola líquida transparente
· 1kg Sal
· Um pouco de Mel
· 1 litro Álcool etílico
· Meio litro Óleo alimentar
· Um pouco de detergente da loiça__________________________


Para o cantinho das ciências da Terra

· Os minerais existentes
· As rochas existentes
· Os fosseis existentes
· 1kg de argila
· 1k de areia
· 1kg de terra
· 3 Garrafas de plástico

Para o Cantinho das Ciências da vida

· O corpo humano a 3 D
· O esqueleto
· 4 Microscópios
· _____________________
· _____________________

Cantinho dos sabores

Descoberta de alguns sabores
· Especiarias (canela, pimenta, cominhos, …)
· Limão
· Sal
· Açúcar

Experiências com luz

Corpos transparentes, opacos e translúcidos

· Um foco
· Uma tábua de madeira pequena
· Folha de acetato
· Folha de papel vegetal

Reflexão da luz

· Espelho
· Lanterna
· Um suporte para manter o espelho na vertical
· Pente grande

Refracção da luz

· Copo com água
· Palhinha ou colher

Experiencias com água

A dissolução
· Sal
· Açúcar
· Areia
· Farinha

Materiais que flutuam e não flutuam na água

· Colher
· Rolhas
· Plástico

Matéria e estados da matéria

Fusão e solidificação

Verificar que pela acção do calor os corpos no estado sólido podem mudar para o estado líquido

· Pedaços de parafina ou vela de cera
· Solda de estanho
· Colher de cabo de madeira
· Pequeno recipiente metálico
· Lamparina de álcool

Ebulição, evaporação e volatilização
· Tripé
· Lamparina de álcool
· Recipiente largo e fundo em pirex

Dilatação dos gases

Os gases dilatam-se por aquecimento

· Recipiente de pirex de boca estreita(preferência um balão de erlenmayer)
· Tripé
· Lamparina de álcool
· Balão de plástico

Magnetismo

Que objectos o íman atraí

· Íman
· Vários objectos

As forças exercidas pelos imans

· Suporte de madeira
· Clip preso na extremidade de uma linha que por sua vez está ligado ao suporte na outra extremidade
· Íman


Experiências com o ar

Será que o mar se comprime?
· Seringa

Tem peso?

· Balança (pode ser feita com um cabide)
· 2 balões de plástico

Será que o ar é uma substancia simples?

Comprovar a existência do oxigénio

· Tina de vidro pouco profunda ou prato
· Um tubo de vidro de boca larga ou frasco cilíndrico de vidro
· Uma vela de cera e fósforos


Horários

A exposição terá inicio dia 9 de Junho e estará aberta até dia 13 de Junho.
Haverá um calendário para visitas guiadas com a realização de experiências.
A exposição estará aberta à comunidade das 17.30 às 18h.
Avaliação

Será preenchido um pequeno relatório por turma e um inquérito aos Encarregados de Educação.

Sem comentários: