Aqui realizaram-se várias experiências com os ímanes. Viram que as extremidades dos ímanes chamam-se pólos. Todos os ímans têm um pólo norte e pólo sul. Observámos que pólos iguais repelem- se e pólos diferentes atraem-se. Estudaram como se comportam os diferentes objectos, feitos de vários materiais, perantes os ímanes. Viram o seu campo magnético, mesmo não estando em contacto directo, pode ser atraído por ele.
Aqui nestes endereços tens iformações sobre os ímanes e tens fichas de trabalho que podes realizar. Experimenta e dá notícias para podermos publicar .
http://educa.fc.up.pt/experiencias.php?id=43http://educa.fc.up.pt/ficheiros/trabalhos/730/documentos/933/imanes.pdfhttp://educa.fc.up.pt/ciencia_viva/experiencias_ver.php?id_experiencia=552
Como foi muito interessante ver todos os meninos empenhados na observação da experiência.
Experiências com o ar
O ar está presente em todo lugar sobre a superfície da Terra. Ele ocupa praticamente todo o espaço próximo e ao redor da terra que não esteja preenchido por líquido, sólido ou outros gases. Ele é importante para a manutenção da maioria das formas de vidas, tanto animais quanto vegetais.Nós devemos entender as propriedades dessa substância que não podemos ver, mas que é vital para nossa sobrevivência. Nós sabemos e podemos facilmente demonstrar que o ar pode ser sentido, ocupa espaço, tem peso, exerce pressão e pode se expandir.
Aqui vimos que o ar é invisível mas existe.
Descobrirmos que o ar tem volume, peso e ocupa espaço.
Quando é aquecido dilata (isto é aumenta de volume) e fica mais leve do que o ar frio.
Descobrirmos que o ar não é uma substância simples. Tem oxigénio e que para haver uma combustão é necessário haver oxigénio.
Cantinho da biologia celular. Observámos o nosso sangue (humano) e o sangue de rã.
A água
A água, como o ar, é essencial para todas as formas de vida. Diferentemente do ar, ela não pode ser encontrada em qualquer lugar, mas ela cobre cerca de três quartos da superfície da Terra. Ela é mais encontrada como um líquido, mas pode ser transformada tanto em um sólido (gelo) como em um vapor
Aqui fizemos uma expericência para demonstrar que a água salgada é mais densa que a água doce. Utilizamos um ovo. 1º colocámos na água doce e de seguida colocámos em água muito salgada. Também comparámos a densidade da água com outros líquidos - óleo, azeite, mel... Aqui podes em casa experimentar a densidade de alguns líquidos.Faz a experiência em casa e tira fotos para entregar à tua professora para divulgarmos aqui no blog.
http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/denliquidos.html
Aqui muito atentos a observar o que flutua e o que não flutua.
Verificámos que a areia não é solúvel na água
Mas o acúcar é solúvel na água. Aqui comprovámos isso. Pois ele desapareceu!!!
A Luz
Toda luz natural provém do Sol e das estrelas. Luzes artificiais são produzidas pelo fogo ou electricidade.Sem luz não poderíamos ver . Há várias coisas que sabemos a respeito da luz. Ela propaga - se em linha recta, pode ser curvada ou refractada, bem como reflectida e produz as sensações de cores.
A luz parece branca quando a vimos no escuro e transparente quando a vimos de dia. No entanto, ela pode produzir todas as seis sensações primárias de cor (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta). A luz é constituída por muitas ondas. As ondas mais longas produzem a sensação de vermelho; as ondas um pouco mais curtas, de laranja; e assim por diante, até as mais curtas que produzem a sensação de violeta.
http://web.educom.pt/pr1305/ciencia_luznewton1.htm
Aqui nesta experiência vimos que a velocidade da luz dentro de água, não é igual a fora da água. Por isso a palhinha parece que está partida , mas não está. Chama-se refracção da luz.
Os corpos transparentes (deixam passar a luz)
Os corpos opacos não deixam passar a luz e produz as sombras.
Mais experiências para a descoberta de corpos opacos, transparentes e translúcidos
Nesta foto temos a coordenadora das experiências da luz a explicar tudo muito bem explicado.
Nesta foto a coordenadora a demonstrar que os líquidos não têm forma.
Aqui temos os coordenador das experiências dos ímanes a fazer perguntas sobre os resultados obtidos.
A professora, a chamar atenção para os resumos nos cartazes expostos.